Memória 21/03/2024 - 12:03:07
Alunos de escola estadual aprendem sobre o Judiciário em visita ao CCM
Ação promovida pelo PCJE proporcionou que estudantes recebessem informações sobre história e funcionamento da Justiça alagoana

Estudantes da Escola Estadual Anaías de Lima são atendidos pelo PCJE.
Estudantes da Escola Estadual Anaías de Lima são atendidos pelo PCJE.

Cerca de 25 alunos do primeiro ano da Escola Estadual Anaías de Lima conheceram o Centro de Cultura e Memória do Poder Judiciário (CCM) nesta quinta-feira (21) . A visita, proporcionada pelo Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE), apresentou informações sobre a história e o funcionamento da Justiça alagoana, além de curiosidades sobre leis importantes para compreender a sociedade brasileira.  

Segundo Irina Costa, diretora do CCM, receber estudantes no museu aproxima a juventude do Tribunal de Justiça. “A visita mostra a história, o funcionamento e a estrutura administrativa do Poder Judiciário. Esse tipo de ação é uma forma de conectar a instituição à sociedade”, afirmou a servidora.

O professor de física da escola, Clayson Alcids, ressaltou a importância da visita para os adolescentes terem acesso a conhecimentos diferentes do aprendizado na escola. “Este momento é único para os alunos, porque eles aprendem mais da cultura e história do Judiciário, enfatizou o docente.


Foto: Maria Eduarda Baltar (Dicom/TJAL)

Já a estudante Sophia Fernanda, do primeiro ano da escola, revelou que adquiriu novos conhecimentos sobre a legislação de proteção à mulher. “O dia foi muito importante porque mostrou-me novas compreensões relacionadas ao tema, como as leis da parada segura e do stealthing”.

A visita foi a primeira atividade do ano relacionada ao projeto ' A escola vai ao museu', que faz parte de uma colaboração entre o PCJE e o CCM. Durante os próximos meses novas instituições conhecerão o local.

Visitas

Para conhecer o CCM em grupo, basta agendar a visita pelo e-mail ccmtjal@gmail.com ou pelo whatsapp (82) 99189-1935. O museu funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h e a entrada é gratuita. Em caso de dúvidas, basta acessar o Instagram do CCM (@ccmtjal).


Douglas Henrique - Ascom/Esmal
imprensa@tjal.jus.br