Lacor do TJAL firma parceria com Laboratório de Restauro do Judiciário de Sergipe
Magistrado e servidores representaram Lacor e Museu do TJAL em visita técnica
O juiz Claudemiro Avelino acompanhou, nesta segunda (9), servidores e estagiários do Poder Judiciário de Alagoas em uma visita técnica ao Laboratório de Conservação e Restauro do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). A parceria entre os tribunais envolve troca de experiências e capacitações.
A coordenadora do Lacor de Alagoas, Mariana Marques, permaneceu em Aracaju para realização de um curso no TJSE, com o intuito de trazer os conhecimentos adquiridos e aplicá-los em Alagoas.
Além da coordenadora, a diretora do Centro de Cultura e Memória (CCM), Irina Costa, e estagiários conheceram a estrutura do local e aprenderam a usar o maquinário utilizado nos restauros.
De acordo com Claudemiro Avelino, os servidores também puderam conhecer o arquivo e a parte administrativa do Laboratório.
"Assistimos ao uso das máquinas para restauro dos materiais históricos. Além disso, eles conheceram o espaço, os equipamentos e as tecnologias para podermos aprimorar e replicar os conhecimentos no TJAL", disse o juiz.
Intercâmbio
Para a magistrada Bruna Fanny de Oliveira, da Comissão Permanente de Avaliação Documental, a troca de informações é essencial para agregar na atuação dos laboratórios tanto de Sergipe, quanto de Alagoas.
"Esse intercâmbio de experiências enriquece o trabalho dos laboratórios, ofertando novas perspectivas de tratamento e gestão documental à luz da experiência sergipana, o que pode representar excelentes alternativas a serem espelhadas e adaptadas à nossa realidade documental", destacou a juíza.
Além dos representantes, os estagiários dos setores também estiveram presentes na visita.
Lucas Melo - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br





