Centro de Cultura e Memória recebe dirigentes de Escolas Judiciárias Eleitorais
Primeiro visitante com deficiência visual, coordenador Clairton Thomazi aprovou a acessibilidade do museu
O Centro de Cultura e Memória (CCM) do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) recebeu, nesta sexta (28), dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (EJEs). Os desembargadores Carlos Cavalcanti, vice-presidente no exercÃcio da Presidência do TJAL, e Klever Loureiro, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), acompanharam os visitantes.
A ação fez parte da programação de encerramento do XXIII Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das EJEs (Codeje), que abordou, de quarta (26) até esta sexta (28), temas como linguagem simples na comunicação, inteligência artificial aplicada à educação eleitoral e acessibilidade.
Clairton Thomazi, coordenador da EJE do Tocantins, aprovou a acessibilidade do museu. Foto: Adeildo Lobo
Acessibilidade aprovada
O coordenador da Escola Judiciária Eleitoral do Tocantins, Clairton Thomazi, foi a primeira pessoa com deficiência visual a visitar o espaço. Ele ficou impressionado com a qualidade da tecnologia e da acessibilidade do CCM.
"Eu fiquei extremamente impressionado com os instrumentos de acessibilidade implementados no museu, especialmente por ser um prédio histórico e, ao mesmo tempo, que traz alta tecnologia para que nós, deficientes visuais, possamos ter a melhor experiência em um ambiente tão rico de cultura e de história", avaliou o coordenador.
O desembargador Carlos Cavalcanti falou sobre o orgulho do trabalho realizado pelo Poder Judiciário de Alagoas para proporcionar um museu moderno, acessÃvel e com um rico acervo sobre a história da Justiça alagoana e do Brasil.
“Após um evento de intensa participação de todos, esse é um momento de cultura, de reviver um pouco do passado do Judiciário Alagoano. É motivo de grande satisfação recebê-los e mostrar que nós temos o Centro de Cultura, nós temos casos pitorescos, curiosos, nós temos toda a acessibilidade”, disse.
Além dos desembargadores, o juiz Claudemiro Avelino, curador do CCM, e a servidora Irina Costa, diretora do museu, conduziram a visita.
“Foi uma alegria receber o Clairton Thomazi porque foi o nosso primeiro visitante com deficiência visual e nós precisávamos saber se daria certo. Deu muito certo. Nós fomos muito elogiados, inclusive, dizendo que nós não estamos perdendo para o museu internacional nenhum”, comemorou a diretora Irina.
Visita fez parte da programação de encerramento do XXIII Codeje. Foto: Adeildo Lobo
Preservação da memória
O desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), parabenizou o TJAL pela iniciativa e destacou que deveria ser repetida por todos os outros tribunais da federação.
“Voltamos no tempo, como era o espaço geográfico aqui no começo do século passado, os processos célebres da Justiça de Alagoas e do Brasil, considerando a importância histórica do estado de Alagoas. Acho que Alagoas está de parabéns, muito bonita e enriquecedora essa experiência de poder ter vindo aqui conhecer esse espaço”, disse.
Robertta Farias – Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br





