TJAL Celebra o Dia da Justiça com Olhar na História e no Futuro
Desembargador Fábio Bittencourt ressalta evolução da Justiça e seu propósito de servir às pessoas
Em celebração ao Dia da Justiça, comemorado em 8 de dezembro, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) lançou um vídeo institucional que não apenas homenageia a data, mas convida à reflexão sobre a trajetória e a constante evolução do Poder Judiciário.
A peça audiovisual destaca o Centro de Cultura Judiciária e Memória de Alagoas (CCM) como guardião das origens e propósitos da Justiça no estado.
O vídeo, intitulado "O caminho da Justiça e as histórias guardadas", apresenta a jornada do Judiciário alagoano através de seus artefatos históricos e documentos.
Evolução
O vídeo também aborda a transformação tecnológica e a modernização do Judiciário. Como enfatiza o presidente do TJAL, Fábio Bittencourt, a Justiça está em constante evolução. Trocamos a escrita pela digitação, o papel pelas telas, mas mantivemos intacto o seu propósito fundamental - servir às pessoas - com trabalho, participação e resultados, destacou o magistrado.
O juiz curador do CCM, Claudemiro Avelino, reflete que a essência da Justiça permanece "no passado e no presente," servindo como o local onde "conflitos se transformam em decisões, onde a lei encontra a vida real."
Artefatos
A servidora do CCM, Laura Rosas, inicia a jornada no vídeo afirmando que o espaço é onde "cada parede guarda decisões, memórias e caminhos que moldaram o Judiciário". Objetos expostos, como a estátua da deusa Thêmis, o martelo de juiz, togas e até mesmo uma urna de júri em madeira, são apresentados como "testemunhas silenciosas de uma justiça que cresceu junto com a sociedade", nas palavras da estagiária Vivian Santos.
Um Museu que Projeta o Futuro
A diretora do CCM, Irina Costa, celebra a marca de mais de 10.000 pessoas que já visitaram o museu, destacando que o CCM é um elo entre o passado e o futuro: Nosso museu guarda o que fomos e a Justiça projeta o que queremos ser."
O vídeo especial é uma realização do Centro de Cultura Judiciária e Memória de Alagoas e da Diretoria de Comunicação do Poder Judiciário de Alagoas.
Diretoria de Comunicação - Dicom TJAL
imprensa@tjal.jus.br





