Projetos
Concurso de fotografias
Inserir um tópico sobre o Concurso de fotografias, realizado há quatro anos pelo CCM em comemoração ao dia do Servidor público;
TJAL premia ganhadores do concurso de fotografias e das Olimpíadas do ServidorCINEJUS
Projeto que proporciona contato direto com as Instituições de ensino do nosso estado, uma vez que vêm ao museu e debatem filmes que sejam sobre questões do judiciário ou algum tema social relacionado.
Alagoas Negra Restaurada
Um projeto que vai restaurar a documentação existente no Arquivo do Poder Judiciário de Alagoas sobre a presença da população negra em Alagoas.
Minuto Memória
A série "Minuto Memória" é um projeto do Centro de Cultura e Memória (CCM) do Poder Judiciário de Alagoas, produzida em parceria com a Diretoria de Comunicação e apoiada pela Presidência do TJAL, é uma série que, inicialmente, foi composta de seis vídeos que reforçam o quão importantes são a produção e a preservação da memória através da história oral e audiovisual. Tem por objetivo iluminar não apenas as figuras mais antigas e conhecidas dos corredores da Justiça alagoana, mas também o tempo e suas transformações.
Memória para Todos
O “Memória para Todos” é um projeto idealizado pelo Centro de Cultura e Memória do (CCM), apoiado pela Presidência do TJAL, e tem como parceiros o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) e a DITEAL – Diretoria de Teatro de Alagoas.
A premissa é a aproximação de públicos diversos da sociedade alagoana do Poder Judiciário de Alagoas através da memória. Estudantes de todas as modalidades e níveis, e até grupos de idosos, fazem uma verdadeira viagem aos mais de 300 anos do Judiciário alagoano no museu mais moderno e tecnológico de Alagoas, com ciclos de mediações educativas planejadas a partir das metodologias da Educação Histórica e da Museologia Social, para que os visitantes possam ter contato com os conceitos e assimilá-los de modo prático à sua realidade; contando, ainda, com eventos sobre temas sociais como: racismo, diversidade e Direitos Humanos.
O projeto é uma forma de divulgação da memória e história do Poder Judiciário de Alagoas, seus personagens e acervo, promoção da cidadania, através de visitas guiadas e eventos culturais com temáticas de respeito à diversidade e inclusão, como palestras e rodas de conversas.
Conseguimos ampliar o espaço de debate sobre temáticas sociais fundamentais com linguagens alternativas e mais acessíveis, o que possibilita a aproximação do poder judiciário ao cidadão, não só pela prestação jurisdicional, mas pela discussão sobre cidadania suscitada na mediação e nos eventos, pelo viés de valorização da nossa história, memória e cultura, ressignificando os espaços da Justiça, observada a partir, sobretudo, do crescimento do número de visitantes no espaço, que atingiu a marca de 3000 visitas.